Sua casa mereçe muito mais decoração
Aqui você encontra produtos sofisticados com o melhor preço

Vai casar? Aprenda a elaborar um planejamento financeiro

0
0 Flares Twitter 0 Facebook 0 0 Flares ×

O casamento é um dos eventos mais importantes na vida de milhares de pessoas ao redor do mundo. Há homens e mulheres que sonham com isso desde pequenos. Mas o que acontece quando essa hora realmente chega? Como conseguir o dinheiro para realizar o casamento dos seus sonhos?

É sobre esse assunto que vamos falar neste artigo. Vamos lhe ensinar um passo a passo para você elaborar um planejamento financeiro, controlando suas contas para poder realizar o casamento dos seus sonhos! Confira logo abaixo!

Primeiro, defina o tipo do seu evento

Antes de começar um bom planejamento financeiro para o seu casamento, é muito importante definir qual o perfil desse evento. Você quer realizar um casamento na praia? Em uma igreja? Para poucas pessoas? Para a família inteira mais muitos outros convidados?

Pode parecer meio precipitado pensar nestes aspectos, mas sem saber exatamente o que você quer, vai ficar muito difícil calcular o quanto você vai precisar economizar. Portanto, faça este exercício de sonhar com o casamento que você quer. Sente-se com seu noivo, compartilhe suas vontades e descubra também um pouco sobre as expectativas dele para esse evento. Não se esqueça de anotar tudo!

Algumas perguntas chave que você deve ter a resposta na ponta da língua são:

  • Quando será o casamento?;
  • Vocês vão organizar uma festa ou apenas uma cerimônia?;
  • Quantos convidados vocês pretendem ter?;
  • Qual o local do evento? Se for numa praia, por exemplo, você precisa contar com os custos de deslocamento;
  • O casamento será realizado durante o dia, a tarde ou a noite? O horário do seu casamento pode influenciar o preço. Por exemplo, um casamento a noite em uma igreja cobiçada, com certeza vai ter um preço mais elevado.

Depois que você definir qual é o tipo de casamento que você quer fazer, é hora de estudar os custos dele. E esse é o nosso próximo tópico.

Pesquise bastante antes de fechar tudo

Chegou a hora de pedir muitas opiniões e dedicar tempo para conhecer e orçar lugares, buffets, estruturas e tudo mais que você quer contratar para o seu casamento. Essa é uma etapa importante do seu planejamento financeiro. Se você conhece alguém que se casou recentemente, essa tarefa vai ficar ainda mais fácil, já que você pode pedir muitas dicas. Com certeza ela vai te ajudar a economizar tempo e dinheiro!

Mas o que exatamente você vai pesquisar e por onde começar? Primeiro, comece pelo essencial – ou seja – o fornecedor que, se você não tiver com qual contar, o casamento não poderá acontecer: o lugar. Muitas igrejas que precisam de um agendamento da celebração com um grande prazo de antecedência e, mesmo assim, alguns lugares só funcionam em determinados dia da semana. Portanto, comece sua pesquisa por essa etapa.

Depois de resolvido o local da celebração, comece a avaliar salão para uma possível recepção, buffet, bebidas, música, decoração e, claro, o seu vestido.

Faça as contas

Chegou finalmente a hora de fazer as contas do seu planejamento financeiro. Depois de pesquisar todos os seus fornecedores, você provavelmente já tem uma noção de quanto o casamento dos seus sonhos vai custar. Agora é hora de somar o quanto de dinheiro vocês tem guardado (se houver) com o quanto conseguem economizar.
Primeiro, some a renda mensal de vocês dois. Depois anote todos os gastos fixos que você tem no seu dia a dia. Veja o quanto sobra desta conta. Se não for o suficiente até a data do seu casamento, faça alguns cortes de gastos que podem ser supérfluos. Estude com seu noivo onde vocês podem economizar. Faça os ajustes que forem necessários para ter o dinheiro que vocês vão precisar. Se necessário, adie a data mais um pouco.

Com esse valor em mãos, some o total com a reserva financeira que vocês tem para esse evento (caso tenham feito alguma poupança para essa data).

Como o casamento é um dos eventos mais importantes da sua vida, é importante se organizar para conseguir obter o volume de dinheiro necessário para ter o evento que você sempre sonhou. O planejamento financeiro, portanto, é uma etapa importante da organização do seu casamento.
Você já planejou um casamento antes? Compartilhe com a gente as suas dicas para montar um planejamento financeiro eficiente!

planejamento financeiro

Comentários no Facebook

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 0 Flares ×