Sua casa mereçe muito mais decoração
Aqui você encontra produtos sofisticados com o melhor preço

Quais os 5 principais cuidados antes de comprar um tapete?

0
0 Flares Twitter 0 Facebook 0 0 Flares ×

cuidados antes de comprar um tapete

O tapete é um artigo de decoração que une beleza à funcionalidade. Garante conforto, ajuda a delimitar espaço e aquecer os ambientes. Pode ser colocado na sala de estar, em corredores, no quarto, cozinha, banheiro e até no hall de entrada.

Cada espaço, no entanto, exige um modelo diferente que se adeque à funcionalidade do cômodo. Tapetes felpudos na área externa, por exemplo, não fazem muito sentido pois são menos resistentes às variações do tempo, como a chuva, excesso de sol, etc.

A fim de ajudar quem está em busca deste item, separamos a seguir os cinco cuidados antes de comprar um tapete.  

1. Medir o espaço é o primeiro passo na hora de escolher um modelo

Entre os cuidados antes de comprar um tapete está o tamanho do espaço onde ele será colocado. Portanto, é necessário ter em mãos as dimensões do ambiente e da mobília.

Os tapetes ajudam a delimitar o espaço e por isso é importante que não sejam pequenos ou grandes demais. Nos corredores, por exemplo, o ideal é que sempre sobre alguns centímetros nas laterais, deixando o piso aparente.

Já na sala de estar pode ficar embaixo do sofá e demais mobílias, tampando todo o piso ao redor. Para quem gosta de decoração clássica, cores neutras são o ideal.

2. Lembre-se de que deve haver harmonia entre o tapete e o piso

Ter atenção ao piso do espaço onde o tapete será colocado também é importante. Do contrário, pode deixar a decoração poluída.

Pisos de cores sóbrias são mais fáceis de combinar. Nestes casos, o tapete pode ter qualquer cor e até mesmo estampa. Já os revestimentos com desenhos e mistura de tons pedem um modelo neutro.  

 

Esta dica está entre os principais cuidados antes de comprar um tapete.

3. Combinar as cores está entre os cuidados antes de comprar um tapete

Além do piso, também será necessário levar em conta as cores utilizadas nas paredes, mobílias e outros itens decorativos. Os tons neutros como bege e o cinza são ideais para quem gosta de decoração clássica.

Os coloridos, por sua vez, podem deixar o ambiente mais divertido e contemporâneo. Neste caso será possível optar por cores como o vermelho e azul.

Só não esqueça de que harmonia e contrastes nem sempre são fáceis de se criar. Portanto, na dúvida, fique com os tapetes lisos, de cores sóbrias.

Este é mais um dos cuidados antes de comprar um tapete.

4. O formato também deve ser levado em conta

O formato deste item decorativo também está entre os cuidados antes de comprar um tapete. Para quem não quer fugir do lugar comum, o melhor é optar pelos quadrados ou retangulares.

Eles são mais fáceis de posicionar em qualquer ambiente e combinam com todo o tipo de decoração. Já para quem gosta de um pouco de ousadia ou quer quebrar a monotonia, a dica são os redondos.

5. O material faz a diferença

É preciso levar em consideração o material do qual o tapete é feito antes de comprá-lo. Os de fibras sintéticas podem ser usados em qualquer ambiente.

Já os artesanais, como exigem um cuidado maior, devem ficar em locais fechados. São ótimas opções para locais de passagem e para a sala.

Este é outro dos cuidados antes de comprar um tapete.

Entre os cuidados antes de comprar um tapete estão a medição do espaço onde ele será inserido, a escolha das cores, modelo e formato. Depois de tudo isso ainda é importante optar pelo que mais combine com o estilo da decoração.

Gostou das nossas sugestões para escolha do tapete da sua casa? Então continue acompanhando o nosso blog e aproveite para deixar aqui as suas sugestões.

Comentários no Facebook

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 0 Flares ×