Sua casa mereçe muito mais decoração
Aqui você encontra produtos sofisticados com o melhor preço

Pouco espaço no quarto? Confira 5 dicas para organizá-lo

0
0 Flares Twitter 0 Facebook 0 0 Flares ×

Independente de ser de casal ou de solteiro, todo quarto precisa ser um ambiente limpo, organizado, acolhedor e agradável, pois esse cômodo da casa deve propiciar o descanso e relaxamento.

Se por um lado, os dormitórios bagunçados incomodam as pessoas, comprometem a estética e funcionalidade da casa e intensificam o estresse, o cansaço e irritabilidade, por outro lado, um quarto limpo e em ordem proporciona uma mente tranquila.

E se você pensa que é impossível organizar quartos pequenos, onde a bagunça tende a acumular e ficar mais evidente, saiba que mesmo em quartos compactos, dá para manter o espaço organizado. Confira essas cinco dicas para organizar um quarto com pouco espaço!

Elimine os excessos

A regra de ouro da organização de quartos pequenos é eliminar os excessos. Faça uma triagem nos itens do quarto, descarte tudo que for desnecessário ou estiver sem condições de uso. Roupas que precisam ser consertadas devem ser retiradas do armário e levadas para a costureira, já o que não te cabe mais, pode ser doado.

Só de realizar essa classificação, você vai liberar um bom espaço interno para acomodar o que realmente precisa de forma mais tranquila e organizada. Vale ressaltar que as roupas precisam de espaço para “respirar”, pois isso evita o surgimento do indesejável mofo e do incômodo cheiro de guardado.

Amplie suas possibilidades de armazenamento

Se você tem um quarto compacto e está muito complicado para guardar suas coisas, que tal ampliar suas possibilidades de armazenamento? Invista em nichos para expor os objetos decorativos, instale prateleiras para colocar os livros, compre sapateiras para por os calçados e aposte em caixas organizadoras para colocar as miudezas. Isso faz toda diferença na manutenção da ordem e na otimização do pouco espaço.

Preserve a área livre para circulação

Mesmo investindo em novos elementos para ajudar na organização do espaço do seu quarto, é importante tomar cuidado para que ele não fique visualmente poluído e nem tenha sua área de circulação comprometida. É preciso aproveitar cada cantinho, de preferência, com mobília planejada. Porém, não se deve encher o dormitório com muitos itens térreos para não prejudicar a locomoção de pessoas no ambiente. De acordo com especialistas, o ideal é deixar, no mínimo, 90  cm de distância entre um móvel e outro.

Cuide do seu enxoval

Querendo ou não, as roupas de cama costumam ser volumosas e ocupam bastante espaço no quarto. A boa notícia é que dá para melhorar o armazenamento das roupas de cama, mesa e banho no maleiro do armário, em baús ou no próprio box da cama.

Claro que as peças devem estar protegidas, preferencialmente em embalagens a vácuo, pois elas diminuem o volume dos itens de enxoval e os blindam contra a umidade, as traças, a poeira e os ácaros.

Crie uma cultura de organização

Após seguir as dicas acima, agora resta cuidar da manutenção da ordem, afinal, é mais fácil manter limpo e organizado no dia a dia, do que gastar horas faxinando o seu pequeno quarto. Sendo assim, crie uma cultura de organização. Tirou do lugar? Ponha de volta assim que usar. Sujou algo? Limpe imediatamente! Usou uma roupa? Coloque para lavar.

Além disso, lembre-se de que quarto não é lugar para comer. As migalhas de alimento atraem insetos e podem trazer mau cheiro. Não é isso que você quer no seu cantinho, é?

E aí, você gostou das nossas dicas para organizar quartos com pouco espaço? Adotando essas medidas, você vai otimizar o espaço do seu quarto, deixá-lo mais organizado, funcional e apresentável. Pode apostar!

Para você que está casando agora e precisa ter uma ideia de quanto espaço vai gastar no seu quarto com roupas de cama, mesa e banho, que tal aproveitar nosso checklist para montar um enxoval de acordo com suas necessidades? Faça o download agora mesmo!

quarto

Comentários no Facebook

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 0 Flares ×