Sua casa mereçe muito mais decoração
Aqui você encontra produtos sofisticados com o melhor preço

6 dicas para pintar as paredes da casa sozinha

0
0 Flares Twitter 0 Facebook 0 0 Flares ×

Admirare-6-dicas-para-pintar-as-paredes-da-casa-sozinha

A pintura das paredes cumpre um importante papel decorativo na casa, até porque,  as cores e técnicas usadas podem provocar sensações e transmitir mensagens. O branco, por exemplo, transmite a ideia de paz e tranquilidade, ao mesmo tempo em que cria o efeito de amplitude, fazendo os ambientes parecerem maiores do que realmente são.

Para completar, a depender do tipo de tinta, a pintura pode proteger as paredes de variações térmicas e intempéries como o mofo. O melhor de tudo, é que pintar a residência é uma forma simples  e econômica de renovar o visual do seu lar doce lar. Quer saber como pintar as paredes da casa sozinha? Então continue lendo o nosso artigo e confira dicas incríveis para pintar as paredes da casa como um profissional!

Separe os materiais para pintar as paredes da casa

Antes de mais nada, providencie os materiais. Ao escolher as tintas, analise as cores com cuidado e certifique-se de que o material é ideal para a superfície a ser pintada. Considere também a cobertura e rendimento, dando preferência a marcas bem conceituadas no mercado. Além da tinta, você vai precisar dos seguintes materiais de pintura:

  • Luva;
  • Óculos;
  • Máscara;
  • Pano úmido;
  • Bandeja pequena;
  • Bandeja grande;
  • Massa PVA para acabamento;
  • Espátula metálica;
  • Lixa 120;
  • Desempenadeira;
  • Trincha de cerdas mistas;
  • Plástico ou jornal para proteger o piso;
  • Fita crepe larga;
  • Rolo de lã baixa.

Corrija as imperfeições da superfície

Prepare a parede e corrija as imperfeições da superfície para garantir um acabamento mais bonito e uniforme. Use a massa PVA conforme as instruções da embalagem. De modo geral, a massa deve ser aplicada com a espátula sobre as trincas, furos, bolhas, espaços vazios e irregulares. Em superfícies maiores, o ideal é usar a desempenadeira e não a espátula. Não abra mão dos óculos de proteção desde essa etapa inicial!

Lixe a parede a ser pintada

Para pintar as paredes da casa perfeitamente, é importante lixar a superfície fazendo movimentos suaves e circulares, até que elas fiquem lisinhas e uniformes. Nesse momento, utilize máscara para evitar a inalação de pó e o consequente desenvolvimento de alergias e outras doenças respiratórias. Com o pano levemente úmido, tire o excesso do pó.

Proteja os rodapés, batentes, esquadrias, móveis e chão

Para que respingos não caiam nos rodapés, batentes, móveis, piso e esquadrias, proteja previamente esses cantinhos da casa. Para proteger os batentes, rodapés, portas e janelas, use fita crepe para isolar as bordas da área que não deseja pintar. Quanto aos móveis, afaste-os e cubra-os com lona ou plástico. Já o piso pode ser isolado com jornal.

Faça os recortes usando tinta

O contorno das dos rodapés, tetos, esquadrias, batentes e de outras paredes são  chamados de recorte. Como se trata de uma pintura mais delicada, ela deve ser feita com trincha e sem excesso de tinta. Antes mesmo de pintar as paredes da casa com o rolo, faça os recortes começando de baixo para cima.

Pinte cuidadosamente

Com os recortes feitos, pinte a área maior com o rolo, em movimentos verticais, de cima para baixo, fazendo uma espécie de W. Em seguida,  volte fazendo o caminho inverso, preenchendo as áreas que não foram pintadas. Deixe secar e aproximadamente duas horas depois aplique uma segunda demão de tinta. Se for necessário, passe uma terceira camada, respeitando o intervalo entre as demãos. Normalmente o rótulo indica a quantidade ideal de camadas de tinta. Prontinho! Você tem uma parede novinha em folha?

E aí, gostou das nossas dicas de como pintar as paredes da casa? Tem outros truques de pintura para compartilhar conosco? Comente!

pintar as paredes da casa

Comentários no Facebook

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 0 Flares ×