Sua casa mereçe muito mais decoração
Aqui você encontra produtos sofisticados com o melhor preço

Tapetes em casa? Confira 5 dicas para evitar o acúmulo de ácaros e poeira

0
0 Flares Twitter 0 Facebook 0 0 Flares ×

Admirare Tapetes em casa Confira 5 dicas para evitar o acumulo de acaros e poeira

Os tapetes são um item decorativo que embelezam e garantem clima aconchegante aos ambientes. No entanto, quando não são limpos da forma correta acumulam poeira e ácaros, fazendo mal à saúde.  Para quem é alérgico, o problema é maior ainda, pois pode desencadear crises alérgicas.

No entanto há maneiras de manter os tapetes na decoração da casa e evitar acúmulo de ácaros e poeiras. A seguir estão cinco dicas valiosas:

Limpe os tapetes todos os dias com aspirador

Mesmo que a casa fique fechada o dia todo, não estará completamente livre da sujeira que entra pelos vãos das portas e janelas. Por isso, o recomendado para evitar acúmulo de ácaros e poeiras é passar o aspirador de pó nos tapetes todos os dias. Principalmente se for um modelo felpudo.

É importante salientar que o ideal é usar o aspirador com o filtro de água que retém toda a sujeira, diferentemente dos modelos mais comuns que acabam expelindo um pouco do que foi aspirado de volta no ar. 

Evite também a vassoura que faz a poeira subir e não é eficiente para remoção dos ácaros.

Lave os tapetes uma vez por semana

Além de limpar os tapetes todos os dias com o aspirador de pó, é preciso lavá-los com água e sabão, uma vez por semana. Esse tipo de limpeza é que ajudará na remoção completa dos ácaros e poeira.

Se não for possível lavar naquela semana, existe um truque caseiro que é utilizar o vinagre para limpeza. O produto é ácido e ajuda a evitar acúmulo de ácaros e poeiras. Esta, no entanto, é uma recomendação paliativa e não tem comprovação científica.

Produtos acaricida também ajudam a evitar acúmulo de ácaros e poeiras

Eles não são 100% eficazes na eliminação dos ácaros, mas o efeito é bastante satisfatório. Além de ajudar a combater os já existentes, os acaricidas também atuam como repelente, evitando a proliferação.

Antes de aplicar os acaricidas é recomendável fazer o teste em uma pequena parte da peça para verificar se o produto não ocasionará manchas. Importante destacar também que esses produtos não substituem a lavagem que é mais eficientes.

Desumificantes de ar são mais uma opção

Os ácaros costumam procurar lugares com pouca luz, temperatura abaixo dos 50ºC e umidade superior a 60%. Por isso os desumificantes de ar podem ser uma ótima opção para combatê-los.

Quando os ácaros não encontram o ambiente com condições ideais para a permanência costumam procurar outro lugar e alguns ainda acabam morrendo. Além de combater os ácaros os desumificantes ajudam a prevenir o mofo, que também faz muito mal à saúde.

Atenção com o ar condicionado!

O ar condicionado, tão utilizado no verão, pode trazer problemas à saúde, caso não passe por uma limpeza eficiente. Os filtros devem sempre estar limpos para evitar o acúmulo de ácaros e poeiras.

Dessa forma, os filtros devem ser lavados uma vez por mês com produtos adequados. Para tanto, o ideal é contratar o serviço de uma empresa especializada.

Para evitar acúmulo de ácaros e poeiras é preciso ficar de olho na higienização da casa, principalmente se ela contar com tapetes que são propícios para a proliferação. Portanto, siga as nossas dicas e proteja-se deste mal sem mexer na decoração.

Gostou das nossas sugestões? Se tiver outros temas conte para nós!

vitar o acúmulo de ácaros e poeiras

Comentários no Facebook

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 0 Flares ×