Sua casa mereçe muito mais decoração
Aqui você encontra produtos sofisticados com o melhor preço

Confira 6 dicas para decoração de quarto de apartamento pequeno

0
0 Flares Twitter 0 Facebook 0 0 Flares ×

Grande ou pequeno, o quarto deve ser um espaço bonito, acolhedor e favorável ao descanso e privacidade. É nesse ambiente que recarregamos as energias e nos preparamos para enfrentar os desafios do dia a dia. Com os imóveis cada vez menores, a redução dos metros quadrados dos apartamentos também impactou o tamanho dos dormitórios, tornando-os mais compactos.

Enquanto os quartos diminuíram, aumentou o desafio para decorá-los aliando estilo e funcionalidade. Quer saber como tornar isso possível? Então continue lendo o nosso artigo e confira  algumas dicas incríveis para a decoração de quartos de apartamento pequeno. Vem com a gente!

Evite os excessos decorativos

A regra de ouro para quem vai fazer a decoração de quartos de apartamento pequeno é evitar o exagero na composição. Colocar muitos itens e muitas cores juntos é um erro dos graves, pois deixa o visual poluído e sobrecarregado, fazendo o ambiente parecer ainda menor do que é.

Se o quarto é pequeno, o ideal é lembrar que menos é mais e que a escolha mais acertada é apostar em uma decoração minimalista, focada nos itens essenciais.

Mantenha um espaço livre para a circulação

Antes de qualquer coisa, o dormitório precisa ser funcional! Daí a necessidade de manter um espaço livre para a circulação. De acordo com especialistas, os móveis devem ter uma distância mínima de 90 cm entre si e entre as paredes.

Caso o dormitório de casal seja muito pequeno, um dos lados da cama pode ser encostado na parede lateral, mas o mais indicado que haja uma folga dos dois lados, para que as pessoas possam se levantar tranquilamente sem incomodar o cônjuge.

Invista em móveis planejados

Um jeito muito eficiente de otimizar o espaço e trazer mais beleza e praticidade para o dia a dia é investir em mobília planejada.

Os móveis planejados podem ser projetados de acordo com os gostos pessoais e necessidades específicas dos donos. Além disso, permitem o aproveitamento de cada cantinho da residência.  Enfim, é uma mobília feita sob medida e, justamente por isso, adequada para apartamentos pequenos.

Acerte na escolha das cores

Quando o quarto é muito pequeno, as cores escuras devem ser evitadas, pois elas encolhem o quarto ainda mais. Para fazer a decoração de quartos de apartamento pequeno e aumentar o ambiente visualmente, recorra a tintas e papéis de parede de tonalidades suaves, como bege, branco, amarelinho, rosinha, azul claro, nude e cinza.

Não se esqueça que as cores claras, além de ampliarem os dormitórios, favorecem o descanso e relaxamento, diferentemente dos tons escuros e intensos, que acabam mantendo o cérebro em atividade. Caso queira agregar um toque de cor aos dormitórios, aposte em cores diferenciadas em detalhes como roupas de cama, quadros, tapetes e almofadas.

Use espelhos para criar a sensação de amplitude

Os espelhos são artifícios interessantíssimos para decorar ambientes pequenos. Eles ampliam os ambientes, além de torná-los mais elegantes e sofisticados. Use espelhos emoldurados ou sem moldura.

Além disso, vale a pena apostar em armários com portas espelhadas ou mesmo criados-mudos com espelho na superfície. Seu quarto vai parecer bem maior do que é. Não tem erro!

Capriche na escolha das roupas de cama

Como não dá para inserir muitos elementos decorativos em quartos pequenos, as roupas de cama funcionam como itens curingas na decoração, pois embelezam o ambiente, mas também cumprem um papel funcional. Sendo assim, adquira colchas, fronhas e edredons bonitos e de boa qualidade para compor sua decoração.

Para não errar na composição, escolha a cor e estampa de acordo com o estilo do quarto. Para decorações mais clássicas, invista em tons sóbrios e estampas tradicionais como as listras. Já para decorações modernas e irreverentes, a melhor opção é recorrer às estampas florais. Fica a dica!

E aí, você gostou das nossas dicas? Vai usá-las na decoração de quartos de apartamento pequeno? Compartilhe as suas opiniões conosco nos comentários!

decoração de quartos de apartamento pequeno

Comentários no Facebook

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 0 Flares ×