Sua casa mereçe muito mais decoração
Aqui você encontra produtos sofisticados com o melhor preço

Como evitar e remover as “bolinhas” da roupa de cama

0
0 Flares Twitter 0 Facebook 0 0 Flares ×

Tão indesejáveis quanto as manchas e desbotamentos são as bolinhas que teimam em se instalar na superfície dos tecidos da nossa roupa de cama. Elas deixam esses itens com a aparência descuidada, além de fazer com que elas pareçam mais velhas do que realmente são. Como se não bastasse, as temidas bolinhas comprometem o conforto e bem-estar, pois deixam os lençóis e edredons com o toque mais áspero.

 

A boa notícia é que adotando algumas medidas simples é plenamente possível evitar e eliminar as bolinhas da roupa de cama. Quer saber quais cuidados são esses? Continue lendo o nosso artigo e confira!

Compre peças de boa qualidade

A primeira medida que você deve tomar para evitar as bolinhas da roupa de cama é investir em peças de enxoval de boa qualidade. Quanto maior for a quantidade de fios, mais resistente à formação de bolinhas ele será. O ideal é comprar lençóis, fronhas, cobertores e edredons com mais de 18 fios. Dê preferência também a marcas conhecidas e bem conceituadas no mercado.

 

 

bolinhas da roupa de cama

Saiba escolher o tecido

Alguns tecidos de roupa de cama são mais propensos à formação das bolinhas do que outros. É o caso da lã, da visco-lycra e do moletom. Os tecidos recomendados para compor os enxovais e diminuir as chances de ter problemas com as bolinhas são o algodão puro, o algodão misto, a microfibra e o poliéster. Se possível, opte por itens de cama, mesa e banho com tratamento anti-pilling.

 

 

bolinhas da roupa de cama

Cuidado na lavagem das peças

A baixa qualidade do tecido não é a única responsável pelo surgimento de bolinhas na roupa de cama. A manutenção incorreta das peças também pode resultar nesse problema. Lavar os edredons sem necessidade ou da forma incorreta fazem as bolinhas aparecerem na superfície, isso porque o atrito com outros tecidos acaba danificando as fibras da roupa de cama.

Segundo especialistas, para acertar na lavagem não lave itens de algodão puro junto com as de algodão misto, pois a mistura das composições têxteis distintas faz com que bolinhas apareçam. Outros cuidados importantes são sempre lavar roupas de lã separadamente, evitar lavar muitas peças de vez, seguir as instruções contidas na etiqueta, não usar sabão em pó e amaciante em excesso e não esfregar as roupas à mão com muita força.

Armazene da maneira correta

Guardar os edredons, fronhas e lençóis de forma inadequada também pode dar o “start” no aparecimento de bolinhas da roupa de cama, especialmente se as peças de algodão forem guardadas com outras que soltam pelos, como os cobertores e mantas de lã.

Evite misturar os tipos de tecido para preservar a integridade das suas roupas de cama. As peças peludas devem ser sempre guardadas do avesso. Isso vale não apenas para o enxoval, como também para casacos, blusas e coletes.

Remova as bolinhas delicadamente

Se mesmo com esses cuidados, seus lençóis e edredons ficarem com as indesejáveis bolinhas na superfície, aposte nos seguintes métodos para removê-las

Fita crepe

Com um pedaço de fita crepe ou adesiva larga e de alta aderência, vá pressionando o tecido da roupa de cama para tirar os pelinhos.

Barbeador

Caso a solução caseira acima não funcione, passe delicadamente o barbeador de lâmina em cima do tecido da roupa de cama. Apenas tome cuidado para a lâmina não danificar a peça.

Aparelhos específicos

Existem no mercado produtos exclusivos (elétricos ou não) para retirar as bolinhas da roupa de cama. São os chamados papa-bolinhas! Use-os em casos aparentemente irreversíveis, sempre seguindo as recomendações dos fabricantes.

Você gostou das nossas dicas para deixar os lençóis, fronhas e edredons novos por mais tempo? Que outras estratégias você usa para manter seu enxoval livre das bolinhas da roupa de cama? Compartilhe suas experiências com a gente!

bolinhas da roupa de cama

Comentários no Facebook

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 0 Flares ×