Sua casa mereçe muito mais decoração
Aqui você encontra produtos sofisticados com o melhor preço

4 formas de lavar o edredom de casal

0
0 Flares Twitter 0 Facebook 0 0 Flares ×

lavar o edredom

Uma das coisas que mais geram dúvidas quando vamos morar sozinhos é sobre como lavar as peças da nossa casa. E não é para menos, já que há uma série de peculiaridades que devem ser observadas para não estragar cada material.

Se este é o seu caso e você está cheio de dúvidas, veja então 4 formas de lavar o edredom de casal e evitar problemas futuros, além de facilitar a sua vida!

1.  Lavar o edredom na máquina

Lavar o edredom de casal na máquina pode ser a forma mais fácil, já que ela praticamente faz tudo sozinha. Porém, antes de pensar em colocá-lo no aparelho, é preciso que, em primeiro lugar, você leia a etiqueta da peça. Algumas delas, por serem mais delicadas, não podem ser lavadas assim.

Outro ponto que você deve verificar é se ela suporta o peso do edredom que você deseja lavar. Algumas máquinas não comportam o peso de algumas peças e, por isso, você não deve tentar higienizá-las dessa forma.

Caso comporte, você deve acomodar o edredom com cuidado ao redor do agitador. Coloque o sabão e amaciante (apenas se o tecido permitir) nas quantidades indicadas. Bote para lavar de acordo com a programação mais indicada para a peça. O ideal é que se utilize sabão neutro ou suave.

Não use água sanitária nos edredons, mesmo que sejam brancos, pois isso danifica a fibra do material.

2.  Lavar o edredom na mão

Para peças mais delicadas ou que a máquina não comporte, o ideal é que sejam lavadas à mão. Nesse caso, dilua o sabão na água, molhe a peça e esfregue-a suavemente. É importante que, em caso de materiais delicados, você não utilize movimentos bruscos para isso, ou poderá estragá-la.

Enxague e, ao terminar de lavar o edredom, nunca faça movimentos de torção com a peça, pois isso também estraga o material. Aperte-o até que saia o excesso de água.

Lembre-se que, nos dois casos, o ideal é que você coloque o edredom de casal para secar na sombra. E também não é necessário passá-lo no ferro.

3.  Levar para a lavanderia

Quando você não tem um local adequado para lavar ou secar a peça ou, então, quando ela exige cuidados extremos (edredons mais antigos ou então de materiais bem delicados ou que estejam mofados e/ou manchados), o ideal é levá-los para uma lavanderia. Nesses locais há máquinas e métodos de higienização e secagem específicos para cada tipo de material, coisa que em casa você não conseguiria, por isso, é interessante que você leve-o para profissionais.

4. Limpeza de manutenção

Você pode realizar limpezas de manutenção constantemente, para adiar a higienização mais pesada. Ela ajuda a remover poeiras, pelos e ácaros, que podem causar alergias sérias ao casal. Uma forma de fazer isso é passando um aspirador na peça de tempos em tempos. A periodicidade vai variar de acordo com as condições do seu lar (quem tem animais, por exemplo, deve fazer isso com maior regularidade).

Também é legal colocar o edredom de casal no sol por algumas horas para retirar umidade, eliminar ácaros e também evitar aquele cheiro ruim de peça guardada por muito tempo.

Se for guardá-lo para aguardar as estações mais frias, é interessante utilizar protetor de edredom. Assim você manterá a limpeza conservada por mais tempo, além de evitar o acúmulo de poeira e mofo na peça.

Gostou das dicas para lavar o edredom de casal? O que achou? Conte para nós as suas impressões nos comentários!

 

Comentários no Facebook

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 0 Flares ×